Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Reitor fala sobre medidas adotadas para reduzir custos e conceder licenças-prêmio
Unemat na mídia
Reitor fala sobre medidas adotadas para reduzir custos e conceder licenças-prêmio
19/03/2009 13:22:20
por Coordenadoria de Comunicação Social

Em junho de 2008, o governo estadual aprovou um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para professores e funcionários da Unemat. A mudança gerou um maior comprometimento do orçamento da Universidade com folha de pagamento. Diante da situação, precisou cortar custos e o calendário escolar foi readequado. Agora, a Instituição passa também por outro desafio: a liberação de mais de 200 licenças-prêmio, que devem ser concedidas ainda em 2009.

Em entrevista concedida ao Bom Dia MT, nesta quinta-feira (19.03) o Reitor Taisir Karim falou sobre a necessidade de reduzir gastos e sobre as principais medidas adoradas neste ano para a contenção de despesas, dentre os principais pontos tratados:

Regulamentação do gozo de licença-prêmio acumuladas pelos servidores públicos
Atualmente, 250 professores da Unemat se encontram com licença prêmio adquirida e não usufruída. De acordo com Lei Complementar, 26 de dezembro de 2007, o servidor não pode acumular duas licenças-prêmio, sob pena de perder o direito. Considerando o período para o gozo e o elevado número de profissionais que estão com direito acumulado, a administração da Universidade, em decisão aprovada pelo Governo do Estado, definiu um calendário único para que os professores usufruam suas licenças-prêmio, sem prejudicar o desempenho das atividades acadêmicas e sem implicar a necessidade de contratação de professores substitutos.

Dessa forma, todos os 250 professores e PTES com licença-prêmio acumuladas vão entrar em licença prêmio no período de NOVEMBRO, DEZEMBRO de 2009 e JANEIRO de 2010 e usufruir férias letivas no mês de FEVEREIRO de 2010.

Nesse mesmo período, os demais professores vão trabalhar em seus departamentos com rediscussão da questão pedagógica dos cursos, como matriz curricular, estrutura e oferta de disciplinas.

Alteração do Calendário Acadêmico
Com essa medida, o calendário acadêmico deste ano sofreu adequações, com inclusão de aulas aos sábados, sem contudo haver redução do número de dias letivos. O período letivo de 2009/1 termina no dia 30 de junho. Já o início das aulas do  segundo semestre de 2009 será  no dia 13 de julho e vai até 13 de novembro de 2009.

Bolsas estudantis
Neste ano, a Unemat não vai conceder bolsas estudantis com orçamento próprio. Entretanto, está em negociação com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) a abertura de editais para suprir essa demanda específica da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Concurso público
Este ano a Unemat não realizará concurso para contratação de Profissionais Técnicos Administrativos para atuação nos campi. Apesar de ser uma demanda expressa por PTES, o Reitor afirmou que, num momento em que a Universidade toma medidas efetivas de readequação orçamentária, não há como sobrecarregar ainda mais a folha de pagamento. Por outro lado, Taisir Karim lembrou que esta foi uma das consequências já previstas com a implantação dos novos planos de carreira para Técnicos e Professores, que resultou em um reajuste de 50% nas médias salariais de profissionais técnicos.

Assista ao Vídeo: http://rmtonline.globo.com/addons/video_player.asp?em=2&v=10599

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada